@MastersThesis{ManelliNeto:2011:EsReEs,
author = "Manelli Neto, Humberto",
title = "Estudo de requisitos e especifica{\c{c}}{\~o}es para a
toler{\^a}ncia a falha simples do sistema de controle de atitude
da plataforma multimiss{\~a}o",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2011",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2011-04-01",
keywords = "falhas, toler{\^a}ncia a falhas, sistema de controle,
confiabilidade, disponibilidade, dependabilidade, falure, fault
tolerance, dependability, availability, reliability, control
system.",
abstract = "Em muitas aplica{\c{c}}{\~o}es de engenharia, a Confiabilidade
{\'e} uma das mais importantes caracter{\'{\i}}sticas. Os
aspectos em torno da Confiabilidade desempenham um papel essencial
em projetos de aeronaves, espa{\c{c}}onaves, autom{\'o}veis,
sistemas m{\'e}dicos e banc{\'a}rios, etc., evitando perdas de
vidas e propriedade. Os sistemas altamente confi{\'a}veis
s{\~a}o projetados para operarem continuamente mesmo sob
amea{\c{c}}a de riscos externos e falhas internas. N{\~a}o
obstante, Confiabilidade n{\~a}o {\'e} a {\'u}nica
caracter{\'{\i}}stica almejada por sistemas modernos:
Disponibilidade, Integridade, Prote{\c{c}}{\~a}o e
Seguran{\c{c}}a s{\~a}o sempre partes da mesma
especifica{\c{c}}{\~a}o, com o mesmo n{\'{\i}}vel de
import{\^a}ncia da Confiabilidade. Este trabalho estuda os
requisitos e especifica{\c{c}}{\~o}es para a toler{\^a}ncia a
falha simples do sistema de controle de atitude da Plataforma
MultiMiss{\~a}o. Para cumprir os seus objetivos, o trabalho
come{\c{c}}ou por uma revis{\~a}o te{\'o}rica de
defini{\c{c}}{\~o}es e conceitos. A seguir, foi feita uma
revis{\~a}o hist{\'o}rica de solu{\c{c}}{\~o}es adotadas no
passado. Em seguida, os requisitos de um projeto espacial foram
selecionados. Come{\c{c}}ando de um senso mais amplo das
defini{\c{c}}{\~o}es, o trabalho aplicou os conceitos discutidos
em dois estudos de caso. Para solucionar os requisitos levantados,
duas solu{\c{c}}{\~o}es de arquitetura foram propostas:
duplo-simplex e a triplo-simplex. As duas solu{\c{c}}{\~o}es
constitu{\'{\i}}ram-se nos estudos de caso do trabalho. As
solu{\c{c}}{\~o}es foram analisadas usando-se {\'A}rvores de
Falhas, simuladas atrav{\'e}s de
MATLAB/Simulink\$\textregistered\$ e ent{\~a}o comparadas.
Como conclus{\~a}o, diferente do que se esperava no
come{\c{c}}o, a compara{\c{c}}{\~a}o n{\~a}o levou ao completo
descarte de uma das solu{\c{c}}{\~o}es, mas sim no entendimento
de que ambas s{\~a}o v{\'a}lidas mas para cen{\'a}rios de
projeto diferentes. ABSTRACT: On several engineering applications,
high reliability is one of the most wanted features. The aspects
of Reliability play a key role in designing aircraft, spacecraft,
automotive, medical, banking, etc., systems; because it may avoid
loss of life, property, or costly recalls. The highly reliable
systems are designed to work continuously, even upon external
threats and internal failures. Nevertheless, Reliability is not
the only requirement for a modern system. Other features as
Availability, Integrity, Security and Safety are always part of
the same technical requirements, in the same level of importance.
This work aimed at studying the requirements and specifications
for single fault-tolerance of the attitude control system of the
Multi-Mission Platform. To accomplish its intent, the work started
by a theoretical review of definitions and concepts. Then, a
historical review of adopted solutions was conducted. After that,
the requirements of a spacecraft project were selected and/or
written. To solve the listed requirements two architecture
arrangements were proposed: the triple-simplex and the
double-simplex architectures. These two architectures became the
two case studies of the work. The case studies were analyzed using
Fault Trees, simulated using MATLAB/Simulink\$\textcopyright\$,
and then compared. In the end, as conclusion, the comparison
between two architectures has shown that none of them could be
discarded, in the sense that it could not be useful for any
application. Au contraire, the comparison has highlighted the
advantages and disadvantages of both architecture; and it has
indicated the applications they are more suitable for.",
committee = "Ricci, Mario Cesar (presidente) and Souza, Marcelo Lopes de
Oliveira e (orientador) and Carrara, Valdemir and Moreira,
Fernando Jos{\'e} de Oliveira",
copyholder = "SID/SCD",
englishtitle = "A study of requirements and specifications for single
fault-tolerance of the multi-mission platform attitude control
system",
language = "pt",
pages = "207",
ibi = "8JMKD3MGP7W/3996485",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP7W/3996485",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "04 maio 2024"
}